- The Weekly Math 🇧🇷
- Posts
- O que aconteceria se o Sol apagasse?
O que aconteceria se o Sol apagasse?
Você sabia que o Sol que vemos no céu é sempre o Sol do passado?

Citação de hoje.
“Eu acho que há uma boa chance de que o estudo do universo primordial e os requisitos de consistência matemática nos levarão a uma teoria unificada completa dentro da vida de alguns de nós que estamos aqui hoje, sempre presumindo que não nos autodestruamos primeiro.”
Stephen Hawking, físico teórico inglês conhecido por seu trabalho sobre buracos negros e singularidades espaciais, sobre uma teoria unificada que explicaria todos os processos físicos num único tratamento teórico e matemático
O que aconteceria se o Sol apagasse?

Como começa o seu dia? Com um banho frio? Um café da manhã reforçado? Skin care routine? Para a Terra, o dia em uma determinada região começa sempre do mesmo modo desde o seu primórdio: com o nascer do Sol. E termina de forma similar: com um lindo pôr do Sol.
Essa gigante bola de fogo, “suspensa” no céu, define o que nós, humanos, chamamos de dia, e sua ausência também define o que chamamos de noite.
Mas você já parou para pensar o que aconteceria caso o Sol apagasse? Em tese, o Sol é uma estrela na metade de sua vida, o que significa que ele 'viverá' por pelo menos mais 5 bilhões de anos, o tempo estimado para queimar toda a sua quantidade disponível de hidrogênio. Ao final desse período, quando esgotar seu combustível, o Sol entrará em uma fase de expansão, possivelmente engolindo a Terra. Caso não a engula, ainda assim aumentará sua temperatura a um ponto que significará o fim de qualquer forma de vida terrestre.

Mas vamos imaginar um outro cenário, um em que o Sol simplesmente se apaga, ou melhor, desaparece. Neste cenário fictício, é como se, de um momento para o outro, o Sol não existisse mais. O que aconteceria então? No exato momento em que o Sol desaparece, uma pessoa olhando para o céu em pleno dia terrestre ficaria surpresa... porque ela continuaria vendo o Sol, mesmo que ele já não exista, por aproximadamente 8 minutos. E então, após esses 8 minutos, teríamos completa escuridão.
Mas por que somente após 8 minutos? Isso ocorre porque a luz viaja a uma velocidade de quase 300.000.000 metros por segundo, ou mais de 1 bilhão de quilômetros por hora. Como a Terra está a uma distância de cerca de 147 milhões de quilômetros do Sol, esse é o tempo que a luz do Sol leva para chegar até nós e, da mesma forma, o tempo para percebermos sua ausência. Pense nisso, toda vez que você olha para o Sol, você está vendo o passado dele!

Além da escuridão, o desaparecimento do Sol acarretaria outros efeitos significativos. Primeiramente, a Lua se tornaria invisível, pois o brilho que observamos é o reflexo da luz solar em sua superfície. Sem o Sol, esse reflexo desapareceria, deixando a Lua mergulhada na escuridão.
As plantas também enfrentariam consequências drásticas, pois a ausência da luz solar impediria a fotossíntese. Isso não apenas comprometeria sua existência, mas desencadearia um efeito dominó na cadeia alimentar. Herbívoros, que dependem das plantas para sobreviver, seriam diretamente afetados, assim como os carnívoros que se alimentam deles. A interrupção do processo de fotossíntese ainda perturbaria o ciclo de carbono, fundamental para a manutenção da vida na Terra.
Outra consequência seria o congelamento extremo do planeta. Sem o calor do Sol, as temperaturas cairiam drasticamente, levando a um cenário de frio intenso e inóspito para a maioria das formas de vida. Adicionalmente, a falta de exposição à luz solar afetaria a saúde humana, causando deficiência de vitamina D, essencial para o fortalecimento ósseo e a prevenção de diversas doenças.

Lembre-se também que a Terra gira em torno do Sol, e é esse movimento que define o ano. Sem o Sol e sua imensa massa, a força gravitacional que 'prende' a Terra à sua órbita também desapareceria. Isso faria com que a Terra saísse 'pela tangente', escapando da órbita solar. Mas o mais interessante é que, assim como acontece com a luz solar, também levaria cerca de 8 minutos para que a Terra se desprendesse de sua órbita. Ou seja, o Sol desaparece e a Terra continua sua rotação normal em torno do espaço que era ocupado por ele por aproximadamente 8 minutos, e só depois desse tempo ela seguiria um novo caminho. Mas por quê? Isso ocorre porque a velocidade da luz é o limite físico de qualquer velocidade, e a propagação da força gravitacional está limitada a ela. Por isso, há um retardo entre o que acontece e os seus efeitos. Curioso, não?
Há também outro fenômeno interessante: você veria as estrelas em posições relativamente diferentes. Isso acontece porque a gravidade do Sol atrai a luz das estrelas, alterando um pouco a trajetória dessa luz em sua direção. Assim, as estrelas parecem estar em posições diferentes das suas posições reais devido a essa influência gravitacional.
Mas será que o Sol está realmente lá neste exato momento? Só saberemos com certeza em 8 minutos. Nesse meio tempo, que tal compartilhar essa edição com alguém que seja tão inteligente quanto você?
Sugestão de leitura.
Um ano tem 365 dias?
Nessa edição da nossa newsletter respondemos por que um ano tem duração de 365 dias e damos a explicação histórica e científica por trás deste fato. Vale muito a pena a leitura! Confira aqui.

Participe do nosso processo de criação.
Para participar da criação e do desenvolvimento da newsletter é muito fácil e prático. Você só precisa responder esse e-mail falando o que achou da edição!
Ahhhhhhh, e ajuda a gente a encontrar mais pessoas que possam entender matemática. É simples, basta compartilhar o link:
Por hoje é só, obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!